terça-feira, março 19, 2024
spot_img
HomePoliticaIbope: João cresce 15 pts, chega a 32% e empata tecnicamente com...

Ibope: João cresce 15 pts, chega a 32% e empata tecnicamente com Maranhão

O segundo levantamento realizado na Paraíba pelo IBOPE Inteligência, entre os dias 16 e 18 de setembro, a pedido da TV Cabo Branco e TV Paraíba, mostrou que que João Azevêdo (PSB), que tinha 17% na primeira pesquisa cresce 15 pontos percentuais e chega a 32% das intenções de voto. Enquanto isso, o emedebista Zé Maranhão, com 31% no primeiro levantamento, varia 3 pontos percentuais e atinge agora 28% das menções. Considerando a margem de erro da pesquisa de 3%, os dois candidatos aparecem empatados tecnicamente e dividem a liderança na disputa pelo Governo da Paraíba.

Lucélio Cartaxo, do PV, que tinha 18% vai a 19% nesta rodada, enquanto os demais candidatos oscilam dentro da margem e são citados por até 2% das intenções de voto. Eleitores paraibanos que tem a intenção de votar em branco ou de anular o voto são 15% (eram 23%) e os que não sabem ou não respondem caem de 8% para 4%. Nesta pergunta, um disco com os nomes dos candidatos é apresentado aos entrevistados.

Falando somente desta rodada, João se destaca principalmente entre os eleitores que declaram outras religiões que não a católica ou a evangélica, segmento em que suas intenções de voto vão a 41% e se observa que suas intenções de voto aumentam quanto mais jovem for o entrevistado (tem 27% entre os mais velhos e 38% entre quem tem de 16 a 24 anos).

Analisando as duas rodadas de modo comparativo, João apresenta crescimento em praticamente todos os segmentos, valendo destacar o crescimento de 27 pontos percentuais entre aqueles que declaram outras religiões que não a católica ou a evangélica (de 14% para 41%). Cresce 21 pontos percentuais entre os eleitores com Ensino Médio, indo de 16% para 37%, mesmo crescimento apresentado entre os eleitores evangélicos, onde tinha 15% e vai a 36%. Ainda, é possível observar crescimento de 19 p.p. entre os eleitores mais jovens (tinha 19% e vai a 38%) e de 18 pontos percentuais entre os eleitores que residem em outros municípios que não a capital do Estado.

Nesta rodada, especificamente, Zé Maranhão tem menções mais acentuadas entre os menos escolarizados, segmento em que alcança 35% das intenções de voto e entre os mais velhos, onde tem 34% das menções. Comparando as duas rodadas, Zé Maranhão cresce 7 pontos percentuais entre os mais velhos, indo de 27% para 34% das intenções de voto, porém cai 6 pontos percentuais em três segmentos: mais jovens (de 35% para 29%); entre os eleitores com idades entre 35 a 44 anos (tinha 31% e agora tem 25%) e entre os evangélicos, onde vai de 25% para 19%.

Neste levantamento, Cartaxo tem intenções de voto mais expressivas, entre os moradores da capital do estado, segmento no qual alcança 32% e entre os evangélicos, onde tem 24% das menções. Analisando comparativamente as duas pesquisas, cresce 9 pontos percentuais entre aqueles com 45 a 54 anos (tinha 13% e vai a 22%), porém cai 8 p.p. entre aqueles que declaram outras religiões que não a católica ou a evangélica, indo de 18% para 10% das citações e tem queda de 6 p.p entre os mais velhos, onde varia de 19% para 13%.

Segundo turno

No cenário para segundo turno, o candidato do PSB, João Azevêdo, leva vantagem sobre os outros candidatos na corrida eleitoral.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 0877-2 | 2018)
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de 2018.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 votantes.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de confiança: o nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: pesquisa contratada por TV CABO BRANCO LTDA E TV PARAÍBA LTDA.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB-08654/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-07454/2018.

Leia no JORNAL DA PARAÍBA.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular