segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
HomeDestaqueMais de quatro mil candidatos deixaram de prestar contas de campanha na...

Mais de quatro mil candidatos deixaram de prestar contas de campanha na Paraíba, segundo TRE

Candidatos, comitês financeiros e partidos políticos que concorreram às Eleições de 2012, apenas em 1º turno, não podem mais prestar contas referentes a este exercício. O prazo se encerrou no dia 06 de novembro, terça-feira passada. Na Paraíba 4.057 postulantes deixaram de prestar contas de campanha.

Já aqueles candidatos que disputaram também o 2º turno têm até o dia 27 de novembro para apresentar sua prestação de contas final (relacionada aos dois turnos) à Justiça Eleitoral. Os comitês financeiros e partidos políticos ligados aos candidatos que concorreram ao 2º turno têm até essa mesma data para divulgar o balanço financeiro relativo aos dois turnos, devido à obrigação que estes têm de fazer a prestação de contas duas vezes, nos prazos estipulados pela justiça.

Na Paraíba, eram esperadas 11.984 (onze mil, novecentos e oitenta e quatro) prestações de contas de candidatos para o 1º turno, mas somente 7.927 (sete mil, novecentos e vinte e sete) entregaram dentro do prazo. Já as contas de partidos políticos e comitês financeiros deveriam totalizar 6.496 (seis mil, quatrocentos e noventa e seis), porém apenas 1.435 (mil, quatrocentos e trinta e cinco) foram recebidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar do prazo já ter se esgotado, os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros que participaram das eleições 2012 ainda têm obrigação de entregar esses dados à Justiça Eleitoral, caso contrário poderá recair aos candidatos a pena de ficar o período de legislatura com a quitação eleitoral suspensa, e aos comitês e partidos políticos a pena de suspensão do direito ao recebimento de recursos provenientes do fundo partidário.

Passados os prazos para apresentação das prestações de contas, a Justiça Eleitoral tem um prazo de 5 dias para notificar aqueles que não as apresentaram e, então, estes terão até 72 horas para colocá-las em dia.

Fonte: PolíticaPB com TRE-PB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress