O ex-governador José Maranhão (PMDB) e o senador Cícero Lucena (PSDB), ambos pré-candidatos a prefeito de João Pessoa, estão travando uma verdadeira batalha nacional pra ver quem fica com o PTB na coligação. Os dois descobriram que, especialmente em político, amigos, amigos, negócios à parte.Exposto na vitrine como se fosse mercadoria de primeira, o PTB de Roberto Jéferson, aquele mesmo delator premiado do mensalão, avalia onde ganha e perde mais. Maranhão, entre outras coisas, oferece mandato de deputado federal para Armando Abílio, com a saída de Benjamim Maranhão, fazendo com que o PTB aumente sua representação, ao menos temporariamente, na Câmara Federal. É pouco.
Neste ponto, Cícero sai ganhando. Com a saída de Cícero, o PTB ganharia um senador (Carlos Dunga). O problema é que o PSDB não aceita a licença Cícero, uma vez que isso significaria sacrificar a Primeira Secretaria do Senado Federal, um dos cargos mais importantes do Brasil. A vantagem no caso de Cícero é que, se eleito prefeito, o PTB ganharia definitivamente a vaga de senador.
De toda forma, os cenários são relativos. O desempate, certamente, virá com outros benefícios, que não apenas a questão de mandatos e representatividade no Congresso Nacional.
Hoje, o partido adiou sua decisão de apoio na Capital. Isolado, Cícero está precisando mais do que Maranhão de apoio.
Quem dará o próximo lance?
Luís Tôrres