O estado da Paraíba pode ter sua maior representação política feminina da história a partir de 2013. A possibilidade disso se tornar realidade está no grande número de candidatas a prefeita que devem disputar as eleições municipais de outubro próximo, a começar por João Pessoa e Campina Grande.
Na Capital o anúncio da secretária de Planejamento da PMJP, Estelizabel Bezerra soou estranho no início, mas rapidamente ecoou, a poeira baixou e já conta com a manutenção da aliança política com a maioria dos partidos da base aliada, podendo, inclusive, ampliar com a aglutinação de novas siglas que poderão fazer parte do projeto político situacionista.
Em Campina Grande não foi diferente. A secretária de saúde Tatiana Medeiros foi escolhida a pré-candidata apoiada pelo prefeito, Venezino Vital (PMDB), embora não tenha ganhado muita aceitação popular, conforme dados das últimas pesquisas eleitorais realizadas na Rainha da Borborema.
E não para por aí. As mulheres vão disputar prefeituras por todas as regiões do Estado, Litoral, Agreste, Borborema, Sertão e Alto Sertão. Levantamento feito esta semana constatou que só nas cidades polarizadas por Cajazeiras, 10 mulheres vão entrar na disputa pelas prefeituras.
Lembrando também que a participação das mulheres nas eleições municipais deste ano na Paraíba será determinante e poderá fazer a diferença. A força que a mulher tem na política é grande, capaz de fazer transformações significativas, já que o eleitorado feminino é a maioria com 4% a mais que os homens.
Paraíba Já