sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
HomeGeralProcesso eleitoral na Paraíba terá 100% de urnas modernizadas, diz TRE. ...

Processo eleitoral na Paraíba terá 100% de urnas modernizadas, diz TRE. (Candidatos com contas reprovadas).

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Leonardo Lívio Ângelo Paulino reuniu a impressa na tarde desta segunda-feira (19) para esclarecer pontos em relação às eleições 2012. Dentre os assuntos abordados, o diretor-geral garantiu que 100% das urnas eletrônicas usadas na Paraíba para o pleito deste ano estão atualizadas e não mais serão utilizados disquetes no processo.

Segundo Leonardo Lívio, as novas urnas vão permitir que haja mais agilidade na apuração dos votos uma vez que a tecnologia usada diminui a possibilidade de panes. “Vai ser usada uma espécie de pen drive, chamado mídia de resultados. Com ele, não vai ser necessário que seja feita recuperação de dados”, explicou o diretor-geral, que também informou que vão ser usadas quase 10 mil urnas no processo eleitoral da Paraíba.

Outro fator que deve agilizar o processo eleitoral, dessa vez durante a votação, é o cadastramento biométrico. Até a sexta-feira (23), os eleitores das cidades de Santana dos Garrotes e Piancó devem se dirigir ao Fórum Eleitoral mais próximo portando um documento de identificação com foto para atualizar os dados com a Justiça Eleitoral. Os eleitores que não comparecerem não poderão votar nas eleições deste ano. O cadastramento também está sendo feito desde o dia 3 de março em Mamanguape, mas ainda não é obrigatório nesta cidade.

Com esse cadastramento, a Justiça eleitoral deve auxiliar a fazer uma base de dados nacional que deve ser concluída até 2018. O TRE-PB está fazendo o cadastramento com um kit enviado e planejado pelo Tribunal Superior Eleitoral contendo uma câmera digital, um leitor de digitais e um leitor de assinatura. “A intenção é cadastrar todos do Brasil”, revelou Leonardo Lívio.

Até esta segunda-feira (19), 80% dos eleitores já fizeram o cadastramento em Piancó e 73% em Santana dos Garrotes, portanto 4.155 ainda não estão aptos a votar nessas eleições municipais, segundo o diretor-geral. “É impossível chegarmos a 100%. Muitos não fazem o cadastramento por não terem mais vínculo com a cidade. Esse novo banco de dados também serve como uma espécie de purificação do cadastro de eleitores do município”.

Além de Piancó e Santana dos Garrotes, a identificação biométrica também já vem sendo feita desde 2010 em Cabedelo e Pedras de Fogo. No entanto, o prazo para os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento nessas cidades, e portanto não votaram nas últimas eleições, é diferente. O último dia para que a população procure o Fórum Eleitoral é 9 de maio, assim como esse também é o prazo final para que os eleitores que mudaram de domicílio atualizem seus dados perante o TRE.

Com todas as medidas tomadas pelo TRE para agilizar o processo eleitoral, o diretor-geral Leonardo Lívio fez um apelo à população para acelerar o tempo de votação. “Peço que levem os números dos candidatos anotados e evitem procurar nas listas que ficam disponibilizadas nas seções eleitorais”, disse. Ele ainda informou que foi feito um levantamento nas zonas eleitorais para evitar que algumas seções tenham mais filas que outras.

Candidatos com contas reprovadas
Após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de que os candidatos que tiveram as contas de campanha reprovadas em 2010 não podem se candidatar nas eleições desse ano, o TRE-PB anunciou que não vai divulgar lista com os nomes dos candidatos que podem ser barrados. “Divulgar essa lista incitaria uma caça às bruxas. Não seria prudente e não soa democrático”, justificou Leonardo Lívio à imprensa.
Segundo ele, os nomes dos candidatos que possam ter o registro de candidatura impugnado só serão divulgados caso haja ordem superior. “A Justiça Eleitoral não está apoiando esses candidatos. Já fizemos nossa parte: julgamos, reprovamos e publicamos as decisões, que estão todas disponíveis no site oficial do TRE”, disse.

Do: G1

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress