quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img
HomeDestaqueRomero solicita audiência a Dilma para cobrar solução para o endividamento rural

Romero solicita audiência a Dilma para cobrar solução para o endividamento rural

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado paraibano Romero Rodrigues disse que está solicitando audiência à presidenta da República Dilma Rousseff, e aos ministros da área econômica, visando uma solução urgente para o grave problema do endividamento rural no país, e mais particularmente no Nordeste brasileiro, onde os produtores estão perdendo as suas terras, em razão dos altos juros cobrados pela rede bancária.

Afirmou que tem participado, ao longo dos mais de 20 vinte anos em que exerce mandato legislativo, seja como vereador, deputado estadual e agora, deputado federal, de lutas e manifestações em favor dos pequenos agricultores, principalmente na questão do endividamento agrícola. Hoje, afora as ocorrências climáticas, o endividamento agrícola é a fonte maior das preocupações dos produtores rurais, principalmente no Nordeste do país.

Romero assinalou que para se ter ideia da dimensão desse problema, só na Paraíba 138 mil agricultores estão endividados, segundo o sr. Jair Pereira, presidente da Associação dos Mutuários do Crédito Rural da Estado paraibano. Apesar de todas as Medidas Provisórias e Leis editadas sobre o tema, os agricultores continuam a sofrer com as dívidas que inclusive se arrastam há mais de 20 anos, principalmente com o Banco do Nordeste do Brasil.

Quando chamados a repactuar as suas dívidas, os agricultores se deparam com taxas incompatíveis para o setor agrícola nos contratos de refinanciamentos, fazendo com que essas dívidas sejam perpetuadas, trazendo prejuízos não ao setor bancário, como querem fazer crer alguns, mas ao setor produtivo agrícola, que se vê sem crédito e sem financiamento para custeio e investimento.

Recentemente, o Governo Federal, por meio de Resolução do Conselho Monetário Nacional, aprovou a renegociação de dívidas da agricultura familiar, mas, como sempre, em condições que não atendem a todos os agricultores inadimplentes. O problema econômico e social persiste e clama por uma solução. O que estamos propondo nesta ocasião, é uma ampla mobilização das bancadas dos vários Estados do Nordeste, com vistas a buscar uma solução urgente com relação ao endividamento dos produtores rurais. O endividamento rural vem tomando proporções impagáveis a cada ano. Foram feitos alongamentos das dívidas, contudo os problemas são maiores ainda.

Romero Rodrigues inclusive, está solicitando uma audiência à presidenta da República, Dilma Rousseff, e aos ministros da área, com vistas a buscar uma solução para o grave problema.

Por fim, transcreveu a Carta de Campina Grande, em que o Movimento dos Agricultores Endividados do Nordeste Brasileiro, reunido em Audiência Pública na Câmara Municipal daquela cidade no último dia 25 de novembro, que é uma síntese de todas as reivindicações dos agricultores, classe cujo sofrimento só não é maior que a importância dos mesmos para o país.

 

Movimento dos Agricultores Endividados do Nordeste Brasileiro

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress