quinta-feira, junho 13, 2024
spot_img
HomeDestaqueOrçamento Democrático define as prioridades e demandas para o Ingá.

Orçamento Democrático define as prioridades e demandas para o Ingá.

Foi realizada nesta noite de quarta-feira, mais uma reunião do OD (Orçamento Democrático ) do Estado. Desta feita para ouvir, discutir e catalogar as demandas referentes exclusivamente para o município de Ingá.

 

O Orçamento Democrático foi implantado com sucesso na prefeitura de João Pessoa por Ricardo Coutinho, sendo um dos carros-chefe de sua campanha eleitoral vitoriosa. RC tenta emplacar o OD a nível estadual, mas vem enfrentando o descontentamento por parte dos políticos já acostumados aos métodos tradicionais de decisão e envio de verbas aos seus redutos eleitorais, principalmente por parte dos Deputados Estaduais de todos os partidos, inclusive do próprio PSB. Por outro lado, ainda há os prefeitos por toda a Paraíba que não são alinhados político e partidariamente com o Governador e não têm valorizado nem tampouco apoiado esta iniciativa do OD Estadual, como é o caso do prefeito Lula de Ingá, PMDB, que não participa nem manda representantes. Nem ao menos o Conselheiro Democrático, Vinícios Bacalhau, que foi escolhido e eleito para nos representar, comparece às reuniões. Lamentável.

Em outras regiões e municípios o Orçamento Democrático tem sido um sucesso, porém aqui no Ingá, o povo não tem demonstrado interesse em participar, como também as autoridades, sindicatos e associações ligados ao prefeito. Talvez estejam satisfeitos com nossas estradas, com as pontes, com as escolas, a saúde, a agricultura, enfim, que está tudo uma maravilha ou simplesmente torcem que não dê certo apenas por ser contra. O Que é lamentável neste tipo de política ultrapassada. Infelizmente.

Conselheiro Evandro explica a atuação e importancia do OD. Destacou que o SAMU hoje só funciona graças ao Sistema de Radio encampado pelo Estado que seria de resposabilidade dos municipios.

Porém, a reunião foi bastante proveitosa com a participação e sugestões de pessoas da zona urbana e rural, como os representantes de Serra Velha e Serra Verde que fizeram suas reivindicações.

Presenças de alguns políticos e pré-candidatos como o ex-prefeito Antonio Burity, e vereadores como o Dr. Pierre, Presidente da Câmara Municipal de Ingá, o vereador Dedé Lavandeira e o ex-vereador Antonio Silvino de Moura, o popular Antonio das Redes. Ismael, Manoel Alves (Quelé), Vavá da Luz, Sérgio Morais, entre outros, também opinaram e deram sugestões para as demandas ingaenses que serão levadas ao Governador no dia 31 de Março em Itabaiana, quando da reunião de nossa região que é composta por 15 municípios.

Deixando as alfinetadas de lado, destaque para a participação do vereador Pierre que enfatizou pedidos em várias áreas que visem fomentar a geração de emprego e renda no município, principalmente na agricultura com uma maior participação do cooperar bem como o programa Empreender que financia e incentiva pequenos empreendedores através do microcrédito. Pierre também informou que o estado já teria disponibilizado cem mil reais para a escola municipal “Major” e indagou aos conselheiros sobre a fiscalização da aplicação destes recursos.

Pierre ouvi sugestões e explica suas propostas

Já Burity enfatizou a necessidade urgente de desapropriação de terrenos para instalações de fábricas, já que a cidade dispõe de diversas matrizes energéticas como o gás, água , energia, e infra-estrutura como estradas e ferrovia que cortam o município sendo  que estes recursos não estão sendo aproveitados.

Ex-prefeito Burity tem participado ativamento do Orçamento Democrtáco com sugestões e propostas.

 

 

O vereador Dedé também falou da necessidade de que o estado disponibilize carro fumacê para e investimentos em saneamento básico na cidade, no que foi aparteado e apoiado por Walter Junior e Quelé.

Vereador Dedé participou novamente e fez os seus pedidos para Ingá

Antonio Redeiro pediu a dragagem do rio Ingá, informando que já fez abaixo assinado com mais de mil assinaturas e entregue ao governador, além de pedir também água encanada para Cachoeira dos Barbosas, Caiçara e Goiti.

Antonio Redeiro insiste na importancia da dragagem do Rio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vavá da Luz chamou atenção para o potencial turístico da Pedra Lavrada, que além de infra-estrutura necessária poderia ter o apoio do Empreender Paraíba para que futuramente empresários possam investir no ramo da hotelaria. Daniel também falou sobre a importancia do turismo, já que o Ingá foi incuído no roteiro turístico da copa 2014. O Conselheiro Tutelar Ismael pediu melhoramentos nas quadras de esporte da cidade, como a do segundo grau que se encotra abandonada, bem como a do Abel da Silva não é para cobrar R$ 15,00 de cada equipe para jogar.  “Se é público, tem que ser de graça” finalizou.

Sérgio Morais, representando a ACIN, solicitou a inclusão de cursos de capacitação na área da construção civil, como um curso profissionalizante para pedreiros e carpinteiros, visando atender o crescente mercado de construções de casas financiadas pela Caixa Econômica em nossa cidade, sendo uma das formas de geração de emprego e renda. Podendo ser utilizado a própria estrutura da escola estadual e contratando firma especializada no treinamento e capacitação nesta área da construção civil que emprega tanta gente.

Diversos outros pedidos foram feitos e devidamente catalogados pelo Coordenador Junior de Itabaiana e pelo sempre atuante conselheiro Evandro Araújo.

A idéia e a concepção do Orçamento Democrático é muito bom, pois tenta trazer o povo para o centro das decisões da gestão estadual. Em suma, o povo diz o que quer  e o governo distribui os recursos de acordo as demandas de cada município. Na teoria está perfeito, resta saber se irá funcionar na prática e pelo menos atender parte das demandas para ganhar credibilidade sob o risco de cair no vazio ou descrédito. Até porque, as prioridades definidas ano passado incluía estradas e pontes  que ainda não saíram do papel. Torçamos que dê certo.

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress