Os manifestantes reivindicam audiência com o prefeito Luciano Cartaxo para solucionar a falta de repasse de gratificação e a defasagem salarial da categoria.
Os agentes de saúde e de combate a endemias de João Pessoa realizam uma manifestação na manhã desta quinta-feira (10) contra a quebra de acordo por parte do prefeito Luciano Cartaxo. Os manifestantes bloquearam a avenida principal do bairro dos Bancários em frente ao Centro de Zoonozes.
A via que liga os bairros de Bancários e Mangabeira segue bloqueada por pneus. Os manifestantes reivindicam audiência com o prefeito Luciano Cartaxo para solucionar a falta de repasse de gratificação e a defasagem salarial da categoria.
A categoria deflagrou um movimento grevista por tempo indeterminado após aprovação por unanimidade em assembleia. O ápice da insatisfação dos agentes de saúde e de combate a endemias aconteceu quando o prefeito Luciano Cartaxo não compareceu a reunião agendada para a última terça-feira (08).
De acordo com Célia Marques, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde Ambiental, a greve deve continuar “até o prefeito chamar a gente pra cumprir a palavra dele que é de reajuste salarial e a devolução da nossa gratificação”.
A categoria reivindica reajuste de 4,5% tendo em vista a defasagem salarial de seis anos. Além disso, também consta na pauta de reivindicações o pagamento de gratificação repassada pelo Governo Federal.
Célia lamentou a situação dos agentes de saúde e de combate a endemias ao afirmar que “estamos pagando para trabalhar”. Ela detalhou que os profissionais não recebem material para trabalhar, fardamento e nem suporte por parte da prefeitura. “Estamos tirando do nosso bolso. E estamos nos alimentando mal. Uma vez que ele não dá reajuste, que não compra fardamento, a gente tira dinheiro da comida pra fazer nosso trabalho”, ressaltou a presidente do Sindicato em entrevista ao ClickPB.
A manifestação dos agentes de combate a endemias já é antiga e ainda não há sinal de resolução, apesar das várias tentativas de negociação com representantes da saúde da Capital do Estado.
Na última terça-feira (08), os agentes estiveram no Centro de Zoonozes e realizaram outro protesto devido à quebra de acordo pelo prefeito Luciano Cartaxo. Na oportunidade, eles tocaram fogo em pneus e outros materiais na frente do órgão e entoaram gritos de ordem.
A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou que enviou agentes ao local para controlar o tráfego de veículos.
ClickPB