
O apagão que afetou diversas cidades brasileiras, na madrugada desta terça-feira (14), atingiu 58 municípios da Paraíba. A informação foi confirmada, em nota divulgada à imprensa, pela concessionária que distribuidora energia no estado, a Energisa.
Entre algumas cidades afetadas pelo problema, no estado, estão Pedra Lavrada, São João do Cariri, Dona Inês, Princesa Isabel, Malta, Sume, Bananeiras, Soledade, Araruna, Coremas, Santa Luzia, Pocinhos e Bonito de Santa Fe.
O apagão foi provocado por um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no Paraná, que interrompeu a ligação entre Sul e Sudeste e acabou afetando a distribuição de energia para outras regiões.
Confira a nota divulgada pela Energisa, explicando o problema:
A Energisa esclarece que um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN), registrado na madrugada desta terça-feira (14), às 00h31, afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.
Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em algumas localidades da concessão da Energisa Paraíba.
No estado, o restabelecimento iniciou em 2 minutos, sendo completamente normalizado para todos clientes afetados por volta de 00h40. O ONS ainda não divulgou as causas dessa ocorrência.
Portal Correio