São Paulo e Fluminense entraram no Estádio Morumbi, neste sábado, em uma situação parecida. Ambos estão na briga pelo G-4, mas viviam uma fase complicada, sem vencer por três jogos. E, mesmo fora de casa, o time carioca conseguiu se superar para fazer 3 a 1. O resultado lembra o confronto do primeiro turno, em que o Fluminense venceu por 5 a 2, no Rio de Janeiro. Ou seja, em dois jogos, o time carioca fez oito gols nos paulistas e somou seis pontos.
A derrota também amplia a crise do São Paulo, que não vence há quatro jogos no Campeonato Brasileiro e está com 43 pontos. O Fluminense colou nele, pois agora soma 40 e, de forma provisória, entrou no G-4. Atlético-MG, Grêmio e Corinthians jogam neste domingo e podem superá-lo na tabela.
O primeiro tempo não honrou a qualidade dos dois times. O Fluminense jogou mais recuado e até fez uma marcação forte, mas outra vez não conseguiu emplacar contra-ataques. É o velho problema da falta de velocidade do time.
Já o São Paulo, treinado por Milton Cruz, já que Muricy Ramalho está internado, parecia em uma noite pouco inspirada e, apesar de ter a posse de bola, só criou a primeira chance de gol no final do primeiro tempo. Aos 40min, Pato foi lançado de frente para o gol, mas tocou fraco de cabeça, e Diego Cavalieri chutou a bola para longe. Logo depois a bola ficou com Auro, que tocou para área, mas Alexandre Pato chutou em cima do goleiro do Fluminense.
Só no segundo tempo os times mostraram por que estão no topo da tabela. E essa demonstração veio dos atacantes, que acertaram as finalizações. Primeiro, aos 7min, Conca cruzou na medida para Fred, que tocou para o gol de primeira: 1 a 0.
Mas o empate do São Paulo aconteceu em uma finalização parecida. Após bom passe da Alan Kardec, que estava em posição duvidosa no começo da jogada, Pato chutou e deixou tudo igual.
Logo depois do gol, o Fluminense teve uma grande chance com Cícero, que dominou a bola dentro da área, mas chutou rente à trave, para fora. Mas isso não significa que o clube estava melhor. O São Paulo tinha mais posse de bola e arriscava jogadas perigosas quando tomou o segundo. Aos 27min, Fred tocou para Wagner em posição duvidosa, mas o juiz deixou o jogo correr. O meia aplicou um corte para driblar Auro e chutou de direita, com sucesso.
O São Paulo se mandou de vez para o ataque, inclusive com a entrada de Osvaldo. A tática quase deu certo, pois o atacante teve grande chance aos 44min, mas Cavalieri defendeu. E na jogada seguinte saiu o terceiro gol do Fluminense: Conca sofreu falta, partiu para a cobrança e colocou a bola perfeitamente no ângulo, sem chances para Ceni.