domingo, maio 26, 2024
spot_img
HomeGeralJoão Azevêdo sanciona lei que obriga bancos a realizar campanhas de combate...

João Azevêdo sanciona lei que obriga bancos a realizar campanhas de combate a golpes financeiros contra idosos

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou a lei nº 12.221, que obriga os bancos e instituições financeiras a realizar permanentemente campanhas de consciêntização e combate a golpes financeiros praticado contra idosos. A nova lei tem como obejtivo prevenir o estelionato.

A legislação determina proteção e prestação de auxílio às vítimas, além dadivulgação de como funcionam os principais golpes praticados atualmente e como é possível se prevenir. Além do mais, a instituição deverá dar todo o suporte necessário à vítima, caso o golpe se concretize.

Há atualmente um grande número de golpes aplicados através do celular, por meio de uma ligação telefônica ou de um aplicativo.

O principal tipo de golpe contra pessoa idosa existente hoje no Brasil é o dos empréstimos consignados. Só no ano passado foram 57.824 queixas registradas pelos Procons do país.

Os golpistas conseguem os dados da vítima pela internet ou até mesmo por vazamento de informações da Previdência Social. Com esses dados em mãos, eles fazem empréstimos consignados no nome do aposentado que nem sabe que isso está acontecendo.

Há ainda golpes envolvendo cartões de crédito e até compras por delivery.

ClickPB

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress