domingo, maio 11, 2025
spot_imgspot_img
HomeGeralLíder do Grupo Wagner, Prigozhin foi dado como morto em 2019; entenda

Líder do Grupo Wagner, Prigozhin foi dado como morto em 2019; entenda

O líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, declarado morto nesta quarta-feira (23/8) pelo governo da Rússia, foi alvo de um boato sobre sua “morte” em outubro de 2019. À época, foi dito que ele havia morrido em um acidente aéreo na República Democrática do Congo.

O caso foi relembrado pelo The Washington Post, com base em relatos da mídia russa.

Em outubro de 2019, uma acidente com um avião militar no país africano resultou na morte de oito pessoas. As informações iniciais davam conta de que Prigozhin estaria entre as vítimas, mas foram desmentidas posteriormente.

Nesta quarta (23/8), o governo da Rússia, por meio da Agência Federal de Transporte Aéreo (Rosaviatsiya), confirmou a morte das 10 pessoas que estavam a bordo de um jato particular que caiu em Tver, incluindo o líder do Grupo Wagner.

“Havia 10 pessoas a bordo, três delas eram tripulantes. Segundo informações preliminares, todos a bordo morreram”, informou o Ministério de Situações de Emergência da Rússia. Mais cedo, a Rosaviatsiya confirmou que o nome de Prigozhin estava na lista de passageiros do avião.

O jato, de modelo Legacy 600, fabricado no Brasil pela multinacional Embraer, caiu na tarde desta quarta (23/8) na região de Tver, na Rússia. O líder mercenário do Grupo Wagner ficou mais conhecido, recentemente, por ameaçar o presidente russo Vladimir Putin.

O jato tinha matrícula RA-02785, e, desde 2019, estava sob sanção dos Estados Unidos por ser considerado de propriedade de Prigozhin, que era aliado próximo do presidente da Rússia, Valdimir Putin. Ele foi visto embarcando na aeronave diversas vezes, inclusive quando foi para Belarus, após o motim fracassado de 24 de junho.

Com fama de sanguinário, Prigozhin liderou mercenários para, inicialmente, atacar o país vizinho sob ordens russas, e, mais tarde, ameaçar o presidente russo, em uma tentativa de golpe.

Metrópoles/ArteArte mostra trajeto do avião onde estava o líder do Grupo Wagner - Metrópoles

Metrópoles

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress