sábado, junho 15, 2024
spot_img
HomeGeralLíder supremo do Irã anuncia presidente interino

Líder supremo do Irã anuncia presidente interino

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, anunciou cinco dias de luto público depois que um acidente de helicóptero matou o presidente Ebrahim Raisi, o ministro das Relações Exteriores do país e outras sete pessoas.

Numa mensagem transmitida pelas agências de notícias estatais do Irã, Khamenei expressou as suas condolências pelas mortes e confirmou que o primeiro vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, é agora o chefe do poder executivo.

“Ele (Mokhber) é obrigado a combinar com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário a eleição de um novo presidente no prazo máximo de cinquenta dias”.

Também nesta segunda-feira (20), o governo iraniano confirmou a indicação de Ali Bagheri Kani como novo chanceler do país.

Kani liderou delegações iranianas nas negociações indiretas com os Estados Unidos sobre questões nucleares e de trocas de prisioneiros.

“Após o martírio de Hussein Amir Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do nosso país, com a aprovação do Conselho de Gabinete, Ali Bagheri, o vice-ministro das relações exteriores, foi nomeado ministro interino”, escreveu a agência de notícias estatal IRNA.

Kremlin lamenta morte de autoridades iranianas

O presidente russo, Vladimir Putin, descreveu o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, como um “político notável” e disse que sua morte foi uma “perda irreparável”, segundo um comunicado do Kremlin.

“Como verdadeiro amigo da Rússia, ele deu uma contribuição pessoal inestimável para o desenvolvimento de boas relações de vizinhança entre os nossos países e fez grandes esforços para levá-las ao nível de parceria estratégica”, disse Putin.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, descreveu Raisi e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, como “amigos verdadeiros e confiáveis ​​de nosso país” e acrescentou que estava “profundamente entristecido” pelas mortes.

“O seu papel no fortalecimento da cooperação mutuamente benéfica entre a Rússia e o Irã e a parceria de confiança é inestimável. Enviamos sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, bem como a todo o povo amigo do Irã”, disse Lavrov.

A relação cada vez mais estreita entre a Rússia e o Irã tornou-se mais evidente desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. O Irã forneceu à Rússia drones Shahed que foram usados ​​em ataques contra a Ucrânia.

CNN Brasil

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress