Instituído na gestão de Ricardo Coutinho em João Pessoa, o Empreender-JP, programa de financiamento para abertura de negócios, viveu uma noite de gala nesta quinta-feira. Ganhou o prêmio Sebrae de Melhor Projeto Empreendedor da Paraíba.Atual condutor do programa, o prefeito Luciano Agra, dias depois de ser considerado o maios influente prefeito da Paraíba no Twitter, também foi laureado como o Prêmio de Prefeito Empreendedor-2012,, além de vencedor da categoria temática ‘Crédito e Capitalização’.
A Prefeitura da Capital foi a grande vencedora da noite, com três premiações. A solenidade de entrega do prêmio foi realizada no restaurante Sal e Brasa, no bairro do Bessa, contando com a presença de prefeitos e autoridades de várias cidades do Estado.
Luciano Agra foi eleito vencedor entre os gestores que promovem programas e políticas públicas que objetivam o desenvolvimento dos municípios e ações de incentivo aos pequenos negócios. Outros cinco gestores municipais também foram contemplados com o selo “Prefeito Empreendedor-PB 2012”.
A Prefeitura Municipal de João Pessoa concorreu ao prêmio com o programa de microcrédito orientado Empreender-JP, desenvolvido pela gestão municipal nos últimos sete anos e exemplo para iniciativas similares em outras 23 cidades brasileiras. A iniciativa foi considerada ‘Melhor Projeto’ entre os 90 inscritos no Sebrae e também premiada na categoria temática “Crédito e Capitalização”.
“É com muita honra que recebo este prêmio entre tantos gestores paraibanos que certamente apresentaram projetos exitosos nas áreas de empreendedorismo, geração de renda e ações sustentáveis com a proposta de melhorar as condições de vida em seus municípios. O meu orgulho é também o de todos que fazem a Prefeitura Municipal de João Pessoa”, agradeceu Luciano Agra.
Linhas de Crédito – Nos últimos sete anos, o Empreender-JP já contabilizou 18,4 mil contratos assinados e o repasse de R$ 39,15 milhões em crédito para todos os tipos de empreendedores. Atualmente, existem 13 linhas especiais de crédito, entre elas: as linhas Consignado Social, Solidário, 50+, Superação, Mulher, Mercados Públicos, Comerciantes Informais, Grupos Comunitários, Capital de Giro e Jovem. Este ano, o prefeito Luciano Agra também implementou as linhas Empreender Tecnologia da Informação e o Empreender Turismo. Luiz Torre