sábado, março 2, 2024
spot_img
HomeGeralPrimeiro humano recebe implante de microchip cerebral da Neuralink de Elon Musk

Primeiro humano recebe implante de microchip cerebral da Neuralink de Elon Musk

O primeiro humano a receber um implante de microchip cerebral da Neuralink, empresa de Elon Musk, fez o procedimento no domingo (28). A confirmação veio através de uma publicação nas redes sociais do próprio Musk na noite da segunda-feira, 29 de novembro.

Em maio de 2023, a FDA – Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, autorizou pesquisas com implantes cerebrais em humanos. Em seguida, a Neuralink abriu inscrições para voluntários dispostos a participar da experiência.

O que é o Telepathy da Neuralink?

Em sua publicação na rede social “X”, antigo Twitter, Musk nomeou o primeiro dispositivo da Neuralink como “Telepathy” (Telepatia). Este aparelho permite que seres humanos controlem aparelhos eletrônicos, como computadores e smartphones, unicamente com a força do pensamento.

“Os principais beneficiários serão aqueles que perderam a capacidade de movimento dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse ter se comunicado mais rapidamente que uma pessoa datilografando ou um leiloeiro. Esse é o nosso objetivo”, declarou Musk.

Recuperação do paciente

A pessoa que recebeu o primeiro implante, segundo Musk, está se recuperando bem. O empresário também relatou que os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos neuronais.

Como funciona o procedimento cirúrgico para a implantação do microchip cerebral?

O estudo da Neuralink é feito com a ajuda de um robô para introduzir a Interface Cérebro-Computador (ICC). Este é um implante que é inserido através de procedimento cirúrgico. O dispositivo é colocado em uma área do cérebro responsável pelo comando do movimento.

Nesta fase inicial de testes, a empresa deseja avaliar a segurança do implante, bem como a segurança do robô responsável pelo procedimento cirúrgico.

Até a publicação dessa notícia, a Neuralink não deu detalhes sobre o procedimento feito no domingo ou quem seria o paciente que recebeu o implante.

O que vem a seguir para a Neuralink?

Ainda é cedo para prever, mas os resultados positivos da primeira implantação do microchip cerebral da Neuralink em humano representam um grande avanço para a empresa. Se os testes continuarem indo bem, a expectativa é que a tecnologia possa ser aplicada para auxiliar pessoas com deficiência física a terem mais controle sobre seus ambientes.

O Antagonista

Blog do Bruno Lira

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular