Reunião hoje do Orçamento Democrático no Ingá.

Será realizado hoje (14)  a noite no auditório da Escola Estadual Abel da Silva, mais uma reunião do Orçamento Democrático Estadual. Desta vez, serão discutidas e avaliadas as prioridades focadas diretamente no município de Ingá. A participação é aberta a toda coletividade ingaense, sendo que as reivindicações serão catalogadas e levadas para o governador no próximo dia 31 em Itabaiana, através do Conselho local, que tem como representante o Sr. Evandro Araújo.

A reunião ta prevista para começar às 7 hs da noite, sendo importante a participação ativa da população, uma vez que o Governador Ricardo Coutinho reservou para 2013, mais de um bilhão de reais exclusivamente para obras e serviços via o Orçamento Democrático.

Compareça para dar sugestão ou simplesmente assistir.

Veja como o que é e como funciona o Orçamento Democrático:

O que é?

O Orçamento Democrático (OD) é o instrumento no qual os/as cidadãos/ãs são convidados/as a participar das decisões do governo estadual sobre a melhor forma de aplicação do dinheiro público em suas obras e serviços. Pela primeira vez este instrumento de democracia participativa está sendo implantado na Paraíba em âmbito estadual e se torna realidade como um compromisso assumido pela atual gestão. Na estrutura do Governo do Estado da Paraíba o OD está sob a coordenação da Subsecretaria do Orçamento Democrático, que por sua vez está vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag).

Através do OD Estadual os municípios paraibanos poderão articular os interesses regionalmente e não mais de forma individual, sem perder de vista as características e necessidades de cada um. Em resumo, o OD é o espaço onde a população participa ajudando o governo a pensar soluções para os problemas do Estado e seus municípios.

Como funciona

Para facilitar o diálogo com a população o estado foi dividido em 14 regiões geoadministrativas que terão como sede uma cidade pólo (ver quadro das regionais). A população dos municípios, reunidos na sua cidade pólo com a presença do Governador e seus secretários/as, irão apontar áreas prioritárias para a intervenção do Governo (ex.: saúde, educação, infraestrutura, agricultura, etc.) e obras ou serviços que julgam necessários para sua região.

Representantes voluntários escolhidos pela população participante do processo irão mobilizar, avaliar e informar a comunidade sobre o andamento das obras e serviços solicitadas através do OD. Também estão previstos momentos de discussão e negociação com os secretários mais demandados pela população bem como deputados e senadores do Estado.

Ingá Cidadão

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress