quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
HomePoliticaCom voto de Efraim Filho Câmara aprova 10% do PIB para Educação...

Com voto de Efraim Filho Câmara aprova 10% do PIB para Educação até 2020

Com voto favorável do único deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas-PB) a Comissão Especial que analisa o Plano Nacional de Educação – PNE (PL 8035/2010) aprovou a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) sejam investidos na educação até 2020. Esse foi um dos pontos mais polêmicos do PNE, já que o governo defendia a destinação de 7% do PIB para a área e nenhum recurso oriundo do pré sal.“É uma conquista da sociedade, dos movimentou estudantis, a Câmara cumpriu com o seu papel, pois desenvolvimento econômico sem educação torna-se uma onda que vem faz espuma e vai” disse Efraim Filho.

Efraim Filho lamentou o descaso do Governo Federal com a greve das Universidades Federais, que envolve começou em 17 de maio, e atualmente professores de 49 instituições federais de ensino superior paralisaram as atividades: 46 universidades (cerca de 80% do total) e três dos 40 institutos ou centros federais de educação tecnológica, segundo dados do MEC, estão parcial ou totalmente parados.

Estudantes de 19 das 46 universidades também entraram em greve para pedir melhores condições de ensino. Segundo a Andes, a greve afeta mais de 1 milhão de alunos.

A categoria pleiteia carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress