quinta-feira, abril 18, 2024
spot_img
HomePoliticaFamup descarta greve de prefeitos na PB, mas defende mobilização por recursos...

Famup descarta greve de prefeitos na PB, mas defende mobilização por recursos federais.

O presidente da Famup (Federação das Associações dos Municípios da Paraíba), Buba Germano, disse que a Paraíba estará representada na manifestação da próxima terça-feira, 13, em Brasília, para denunciar as condições que estão os municípios do Nordeste brasileiro com a estiagem.Sobre a notícia de que prefeitos de municípios pernambucanos poderiam fechar as portas das prefeituras, Buba Germano salientou que essa não é a maneira correta de protestar. “A crise é nacional’. O mais importante para ele é articular propostas com o governo federal para combater a seca e uma delas é defender o equilíbrio financeiro dos municípios.

O atual prefeito de Picuí disse na semana passada que os nordestinos habitantes do Semiárido estão sendo vítimas da burocracia nas ações de combate aos efeitos da seca. Segundo Buba, o Governo da Paraíba e os prefeitos estão alugando carro-pipa para suprir a deficiência na distribuição de água que é responsabilidade do governo federal.

“Não se trata de crítica ao governo da presidente Dilma Rousseff e sim crítica a um programa de governo, que está burocratizado e não funciona em favor dos sertanejos”, disse o presidente da Famup. Para ele, os prefeitos estão gastando dinheiro das prefeituras para alugar carro-pipa.

Falando em nome de seu município, Buba lembra que os meses de novembro e dezembro são os mais graves para os sertanejos. “Em Picuí nós estamos com mais quatro carros-pipas pagos com recursos do erário municipal. Estamos atendendo às comunidades da zona rural, porque os carros alugados pelo Exército não dão conta do abastecimento”, afirma.

Segundo o presidente da Famup, há uma deficiência muito grande por parte da Conab na distribuição de alimento para o rebanho bovino da Paraíba. A Conab só tem três pontos de distribuição de alimentos e ração: João Pessoa, Campina Grande e Patos.

O governador Ricardo Coutinho pediu à direção da Conab para montar uma base de distribuição na cidade de Picuí. “Nós já recebemos a visita de funcionários da Conab e vamos agilizar para montar esse ponto de distribuição de alimentos na minha cidade”, avisa.

Cardoso Filho
WSCOM Online

 

 

 

 

 

 

 

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress