quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
HomeGeralLula 'ordenou' o mensalão, diz defesa de Jefferson

Lula ‘ordenou’ o mensalão, diz defesa de Jefferson

No oitavo dia do julgamento do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda (13), advogados de políticos negaram que os clientes tenham recebido propina em troca de apoio ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso. O defensor de Roberto Jefferson, delator do esquema, questionou a ausência de Lula entres os réus da ação penal.O Supremo ouviu mais cinco advogados nesta segunda. Ao todo, já fizeram a sustentações orais, apresentado argumentações aos ministros, 30 advogados dos 38 acusados.

A fase de sustentações orais dos defensores deve terminar nesta quarta (15), quando então começam os votos dos ministros sobre se os réus devem ser absolvidos ou condenados.

O advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa, defensor do presidente do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson, disse que Lula ordenou o esquema de compra de votos. Ele afirmou que a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) deixa de fora o “mandante” dos fatos denunciados.

“Não só sabia, como ordenou o desencadeamento de tudo isso. Sim, ele ordenou. Aqueles ministros eram apenas executivos dele. Recebida a denúncia, o PGR deixou o patrão de fora”, disse.

A Procuradoria-Geral da República informou que não incluiu Lula na denúncia porque não há evidência do envolvimento dele no caso do mensalão.

A defesa de Roberto Jefferson já havia pedido, em outras oportunidades, a inclusão de Lula no rol de denunciados.

No último pedido, em abril de 2010, o Supremo rejeitou por unanimidade pedido da defesa de Jefferson. Na ocasião, os ministros acompanharam o entendimento do relator da ação, ministro Joaquim Barbosa, que apontou ausência de provas. No último dia 2, ao fazer a leitura do relatório do processo do mensalão, no primeiro dia do julgamento, Barbosa fez menção ao pedido da defesa de Jefferson, destacando que o Supremo já havia negado

Cariri Ligado

Comente usando o Facebook

DESTAQUES
spot_img
spot_img

Popular

plugins premium WordPress