Publicidade

Para manter a alimentação saudável, é indispensável incluir frutas frescas no cardápio, principalmente no café da manhã. As frutas vermelhas, por exemplo, são ricas em antioxidantes e vitaminas C e E, e ajudam a combater o envelhecimento, o câncer e outras doenças. A jabuticaba é outra aliada da saúde e até do emagrecimento, já que é pouco calórica. A nutricionista Solange Ventura explica as propriedades e os benefícios dessa frutinha típica da Mata Atlântica.

Propriedades

Segundo a especialista, a fruta, que cresce grudada aos troncos e ramos da jabuticabeira, possui vitaminas do complexo B e vitamina C. “É uma fruta rica em sais minerais, como o cálcio, fósforo e ferro”, completa. A frutinha ainda possui a antocianina, um antioxidante poderoso que ajuda a combater o envelhecimento.

Como é rica em sais minerais e na poderosa antocianina, jabuticaba favorece a eliminação de moléculas instáveis de radicais livres, que são as responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e pelo estresse.

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou a eficácia da jabuticaba na prevenção e tratamento de algumas enfermidades, como o câncer de próstata e a leucemia. De acordo com a pesquisa, os compostos presentes na casca da jabuticaba reduzem em até 50% a produção de células cancerígenas no organismo. “É na casca, inclusive, que está a maior concentração de antocianinas, por isso o indicado é consumir a fruta com a casca em sucos”, afirma Solange.

Para quem está preocupado com o peso, o consumo de jabuticaba está liberado. De acordo com a nutricionista, cada 100 gramas da fruta apresenta 58 calorias. “É pouco calórica e pode ser usada em receitas de doces, geleias e sucos”, ressalta.

Gosta de incluir frutas nas receitas e quer uma dica diferente? Assista ao vídeo que ensina uma salada de abacaxi:

WSCOM

 

Comente usando o Facebook

Publicidade