Concessionárias na PB vão ter que plantar uma árvore a cada dois carros vendidos.

A partir de hoje, as concessionárias de carros na Paraíba vão ter uma obrigação ambiental: plantar uma árvore a cada dois carros vendidos na loja. O dever está descrito em lei de autoria do deputado Luciano Cartaxo (PT) e sancionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), conforme publicação no Diário Oficial desta sexta-feira.De acordo com a lei, a obrigação visa compensar os danos causados pela emissão do dióxido de carbono produzido pelos automóveis que circulam na Paraíba. O prazo do plantio será de até três meses após emissão da nota fiscal do veículo vendido. Como se tem vendido carro como banana, a Paraíba deve se transformar num grande jardim em pouco tempo. Desde que a lei seja cumprida à risca, claro.

O plantio poderá ser executado pela própria concessionária ou através de cooperativas, organizações não governamentais ou empresas privadas habilitadas na área ambiental,
ou ainda, parcerias com Cursos Acadêmicos relacionados à área ambiental, com acompanhamento e fiscalização da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.

O Plantio deverá ser feito em áreas de preservação permanente, reservas
florestais, parques e jardins, corredores ecológicos, assim como outro ambiente ecologicamente apropriado
ao plantio, dentro do Estado, designado pelo Poder Executivo e acompanhado por Biólogo.

O descumprimento prevê multa de R$ 1.000,00 por carro vendido.
A iniciativa é extremamente plausível, desde que levada a sério. Como estamos no país onde poucas leis são respeitadas, acho pouco provável.

Luís Tôrres

Comente usando o Facebook

plugins premium WordPress